Categories
Livros

Bastidores – Cauby Peixoto: 50 Anos da Voz e do Mito

Bastidores – Cauby Peixoto: 50 Anos da Voz e do Mito (Ed. Record, 2001)
Esta biografia do maior ícone vivo da Era do Rádio brasileiro, Cauby Peixoto, foi lançada com uma festa de arromba na Modern Sound, importante loja carioca de discos, som e música em geral, comemorando os 50 anos de carreira do cantor. O livro mostra o pioneirismo deste intérprete que saiu de Niterói (RJ) e foi crooner de boates da noite paulistana entre o final dos anos 40 e início dos 50, até ser descoberto pelo empresário (e visionário) Di Veras, que em seis meses transformou Cauby no “maior cantor do Brasil” a custo de truques de marketing incomuns para a época – a exemplo do que, de certa forma, ocorrera dez anos antes com Frank Sinatra nos Estados Unidos.
Em 19 capítulos, o livro discorre, entre outros assuntos, sobre detalhes de sua família de músicos, que o rodeou desde a infância; as “macacas de auditório” que o perseguiam onde quer que ele fosse; sua fase de ostracismo e seu renascimento, em 1980, quando renovou seu repertório e ganhou um novo público e inédito carinho por parte da imprensa mais culta, que se mantém até os dias de hoje. O prefácio foi escrito pelo produtor musical Zuza Homem de Mello e a orelha é assinada pelo poeta/letrista Aldir Blanc.

Jornal do Brasil – Silvio Essinger

O Globo – Matéria sobre o lançamento do livro “Bastidores” na Modern Sound (RJ)

O Dia – Crônica de Aldir Blanc
(Reproduzindo o prefácio que escreveu para o livro “Bastidores”)
Folha de S. Paulo – Pedro Alexandre Sanches

Site Mix Brasil – Zé Gatti

O Estado de S. Paulo – Beatriz Coelho

Jornal Extra (RJ) – Simone Miranda

O Globo – Coluna “Pessoas” – César Tartaglia e Tânia Neves

O Globo – Coluna de Ricardo Boechat
O Dia – Eusébio Galvão

Jornal do Brasil – Coluna Supersônicas / Tárik de Souza

(Primeira nota sobre o livro)

3 replies on “Bastidores – Cauby Peixoto: 50 Anos da Voz e do Mito”

Caro Rodrigo :
Acabei de ler hoje (17/12/2010) seu livro Bastidores, sobre a vida e obra de Cauby Peixoto .Uma beleza ! Parabéns para você e para Cauby !

Sr. Rodrigo: gostaria de poder comprar o seu livro Bastidores, -pois acompanho Cauby há quase 60 anos,mas não estou encontrando em nenhuma livraria. Poderia me ajudar como obtê-lo?Obrigado, Arnaldo Marcelo Barros.

Caro Arnaldo, o livro está fora de catálogo. Pretendo fazer uma atualização do mesmo para lançar uma nova edição em breve. Enquanto isso tente alguns sites que vendem livros antigos, como o Mercado Livre e o Estante Virtual.
Grato e desculpe a demora em respondê-lo,
Rodrigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *